Órgãos públicos voltam amanhã a turno integral

A partir de amanhã, todas as reparticões públicas estaduais voltam a funcionar em turno integral, depois de dois anos de meio expediente. O decreto determinando a volta do horário cheio nos órgãos públicos foi assinado na última quinta-feira pelo governador Roberto Requião (PMDB) que, na reunião do secretariado onde anunciou sua decisão, avisou aos seus auxiliares que aceitará a demissão daqueles que não conseguirem fazer suas equipes se enquadrar na nova jornada, que será das 8h30 às 18 horas, sem interrupção ao meio-dia.

Desde 2001, quando o ex-governador Jaime Lerner (PSB) cortou o expediente pela metade, tornou-se comum entre os servidores ter um segundo emprego ou uma outra atividade no período da manhã. O expediente anterior era das 12:30 às 19 horas. No decreto, o governador abriu uma brecha para analisar os chamados casos especiais. De acordo com a assessoria do governador, alguns funcionários, sobretudo aqueles que estudam, poderão ganhar um período maior de adaptação ao novo horário.

A Secretaria da Administração não tem um levantamento sobre o número de servidores que trabalhavam meio turno. De acordo com a secretaria, não foi feito durante a vigência do meio expediente nenhum controle os órgãos públicos, já que alguns nunca deixaram de funcionar o dia todo.

O governo também não sabe informar qual foi o alcance da economia obtida pela redução da jornada nesses dois anos. O governo anterior acreditava que cortava gastos com telefone e energia elétrica, mas de acordo com a secretaria da Administração, não foi encontrado nenhum relatório sobre os resultados da medida.

Exceções

O secretário da Administração, Reinhold Stephanes, disse que os órgãos públicos poderão solicitar eventuais mudanças de horários. Após um mês de funcionamento em período integral, Stephanes afirmou que fará uma análise e um balanço das exceções.

A fixação de horários diferenciados, seja para o servidor ou para a secretaria ou empresa, somente será autorizado após consulta ao governador e por meio de resolução assinada pelos secretários da área.

Voltar ao topo