ESCÂNDALO NA CÂMARA

Oposição quer comandar CPI que vai investigar João Cláudio Derosso

Com a declaração do líder do PSDB na Câmara Municipal de Curitiba, Emerson Prado, de que o partido, mesmo tendo a maior bancada e três vereadores na comissão, não irá reivindicar a presidência ou a relatoria da CPI instalada para investigar o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB) para evitar “ilações maldosas” de proteção ao correligionário, os vereadores que propuseram a CPI, mas estão em bem menor número dentre os nove integrantes da comissão, trabalham, agora, para assumir um dos postos chave da investigação.

“Ainda que ache muito difícil que eles realmente abram mão, podem colocar alguém do mesmo grupo político, e isso não mudaria quase nada. É importante que eu ou o vereador Pedro Paulo (PT – único vereador de oposição na CPI), como os primeiros signatários do pedido de informações, fiquemos com essas funções”, disse o vereador Paulo Salamuni (PV), que negou que já haja um entendimento para que o petista assuma a presidência da comissão. “Não há nada definido, só na reunião de segunda-feira que elegeremos presidente e relator”.

Salamuni disse entender que, numa CPI como essa, o cargo de relator é até mais importante que a presidência. “Lógico que a boa condução dos trabalhos, sem obstrução, aprovando todos os requerimentos, convocando todos os depoentes é fundamental, mas é o relator que vai se debruçar sobre os fatos, analisar todas as provas e será o responsável pelo encaminhamento da votação, tornando-se a peça principal da CPI”, disse, já se candidatando para o cargo. “Por ter sido o primeiro a propor a CPI, pela experiência, pela trajetória política e por minha formação, estou apto para assumir a relatoria”.

A CPI instalada para investigar suspeita de favorecimento da agência da mulher de Derosso, Cláudia Queiroz Guedes, nos contratos de publicidade da Câmara tem sua primeira reunião marcada para segunda-feira. Fazem parte da comissão, além de Salamuni, Perdo Paulo e Emerson Prado, os vereadores Nely Almeida (PSDB), Paulo Frote (PSDB), Denilson Pires (DEM), Zezinho do Sabará (PSB), Tito Zeglin (PDT) e Zé Maria (PPS). Os nove votarão para definir o presidente e o relator na reunião de segunda-feira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna