Oposição pede informações sobre o Canal da Galheta

O líder da bancada de oposição, Elio Rusch (DEM), enviou ontem, 27, um ofício à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) requerendo mais informações sobre a sinalização no Canal da Galheta.

Rusch pediu à Appa mais detalhes sobre os comunicados da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHNM), que já teria feito vários alertas sobre problemas em bóias de acesso ao Porto de Paranaguá.

Rusch disse que a Appa está se servindo dos problemas causados pelas chuvas para justificar a suspensão da navegação noturna no canal. No ofício, o deputado perguntou à Appa quando foram detectadas as falhas apontadas e a forma como é feita a manutenção da sinalização náutica, se por empresa terceirizada ou mão-de-obra própria. Se for feita por empresa terceirizada, Rusch solicitou à Appa a identificação do prestador de serviço e cópia do processo de licitação e do contrato firmado.

No último dia 24, a Capitania dos Portos emitiu uma nova portaria, n.º 102/2008, que proibiu a navegação noturna entre os pares de bóias 1-2 e 9-10. A Appa sustenta que houve problemas em apenas duas bóias, de números 4 e 5, que se deslocaram em decorrência das chuvas do último final de semana.

“As restrições noturnas em Paranaguá têm sido uma constante. Os problemas ocorrem desde 2006 e neste ano já foram três portarias da Capitania dos Portos que proibiram a navegação por problemas nas bóias”, afirmou o deputado.