Líderes de oposição ao presidente Jair Bolsonaro criticaram o governo pela decisão de transferir ao Ministério da Agricultura a responsabilidade pela reforma agrária e pela regularização de terras indígenas e áreas remanescentes dos quilombos.

continua após a publicidade

A ex-candidata à Presidência Marina Silva (Rede) afirmou que, com a decisão, Bolsonaro começou o governo “da pior forma possível” e que o novo presidente coloca o País sob atraso. “O governo Bolsonaro oferece ao algoz a oportunidade de ser ainda mais violento contra aqueles que tem sido, ao longo da história, suas maiores vítimas”, escreveu Marina em sua conta no Twitter.

continua após a publicidade

Fernando Haddad (PT), candidato ao Planalto derrotado por Bolsonaro no segundo turno da eleição, reagiu à determinação declarando “torcer para dar certo”, em mensagem publicada na mesma rede social.

continua após a publicidade

Críticas vieram também de parlamentares. “É como deixar as raposas ‘cuidando’ do galinheiro”, comentou o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), em referência à demarcação de terras. “Primeiras ações de Bolsonaro prejudicam os trabalhadores, os indígenas, os quilombolas, o meio ambiente e acaba com a reforma agrária”, declarou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

A decisão foi tomada por medida provisória após a posse de Bolsonaro. Antes da publicação da MP, a demarcação das terras indígenas cabia à Fundação Nacional do Índio (Funai). Já o trabalho de reforma agrária e as demarcações das áreas dos antigos quilombos eram realizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).