Ofendida por Requião, procuradora se demite

Alegando ter sido desrespeitada pelo governador Roberto Requião (PMDB), a procuradora-geral do Estado, Jozélia Nogueira apresentou, ontem, seu pedido de demissão em caráter irrevogável.  

A gota d?água para que Jozélia entregasse o cargo foram as críticas desferidas por parte do governador contra sua postura no caso das decisões judiciais sobre o desvio de finalidade na TV Paraná Educativa. Junto a Jozélia retiraram-se, também, a diretora-geral, Silmara Bonatto Curuchet, a chefe de gabinete, Marisa Zandonai, e a assessoria técnica.

Enquanto a procuradora orientou para que fosse cumprida a decisão do TRF4 de divulgar a cada 15 minutos a nota de desagravo a Associação dos Juízes Federais, o governador havia determinado a veiculação das notas de resposta e a retirada da programação do ar. ?Ele ficou insatisfeito com minha orientação, disse que quem manda é ele e gritou comigo de forma desrespeitosa?, explicou Jozélia. ?Se ele quer cumprir a decisão de outra maneira, tudo bem, ele que será multado depois. O problema foi a forma como me tratou, na frente de todo mundo?, comentou.

No entanto Jozélia revelou que as divergências já existem há algum tempo. ?Sempre na orientação de como agir, como cumprir uma sentença. Ele vinha questionando a Procuradoria sistematicamente?, revelou. ?O problema é que a PGE não age politicamente, não falamos o que o governador e os secretários querem ouvir e sim a real situação dos casos?, explicou.

Mas o descontentamento da procuradora no cargo é ainda mais antigo. Jozélia completaria hoje nove meses à frente da Procuradoria-Geral do Estado. Ela assumiu em 23 de abril do ano passado, no lugar da secretária de administração, Maria Marta Lunardon, que acumulou as duas funções por pouco mais de um mês após o pedido de demissão de Sérgio Botto de Lacerda, também por divergências internas.

Em novembro do ano passado, Jozélia se viu em meio a uma briga interna. Ao renunciar à presidência do conselho de administração da ParanaPrevidência, Botto de Lacerda escreveu carta dizendo-se traído e levantou a ocorrência de supostas irregularidades no governo, fazendo duras críticas ao presidente do Conselho Administrativo da Sanepar, o procurador Pedro Henrique Xavier. Em resposta, Xavier redigiu comunicado criticando Jozélia, acusando a procuradora a agir contra os interesses do estado e dizendo que ela estava mais liga a Botto que a Requião. Jozélia move ação judicial contra Pedro Henrique por conta do texto. ?Com certeza aquele fato foi muito desgastante. Fui desrespeitada por uma pessoa que faz parte deste governo. Isso me deixou muito triste?, revelou.

Jozélia Nogueira e Sérgio Botto de Lacerda não foram os únicos a deixar o governo Requião por divergências, principalmente quanto à postura do governador. Em junho do ano passado, o secretário especial Luiz Caron pediu demissão após a divulgação de uma carta de seu filho, Guilherme Caron, tratando o governador com desvairado e dizendo que seu pai não era respeitado pelo governador porque inibia a prática de irregularidades na Secretaria de Obras.

Após a demissão de Jozélia, o governo agiu rápido e já nomeou seu substituto. Carlos Frederico Marés de Souza Filho, ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e que foi procurador-geral no primeiro mandato de Requião, na década de 1990 foi indicado para a função.

A carta de Jozélia;

?Senhor Governador

Há algum tempo tenho percebido haver divergência de sua parte com relação a posturas corretas por mim adotadas, sempre pautadas na defesa do Estado do Paraná e do interesse público. Em inúmeras situações percebi sua incompreensão, o que fez subtrair, de minha parte ao menos, a indispensável segurança que deve haver por parte do Chefe do Poder Executivo aos seus secretários de Estado.

Hoje pela manhã, contudo, Senhor Governador, Vossa Excelência superou-se. Em público, diante da imprensa e de todos os demais secretários de Estado, as agressões verbais ultrapassavam todos os limites de tolerância, de civilidade e, com todo respeito e sinceridade, de educação também.

Na certeza de ter pautado minha atuação institucional sempre de acordo com o interesse público, comunico a Vossa Excelência que estou deixando, nesse momento, o cargo de Procuradora-geral do estado e todas as outras atribuições que me foram delegadas.

Retiram-se, também, das respectivas funções, a Diretora-geral, a Chefe de Gabinete e a Assessoria Técnica.

Atenciosamente,

Jozélia Nogueira

Procuradora-geral do Estado?

Voltar ao topo