OAB: votação pode mudar foco de questão da segurança

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, fez hoje uma crítica ao novo plebiscito sobre o desarmamento proposto pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

“O plebiscito pode ser uma cortina de fumaça para desviar o foco dos reais problemas de segurança que devem ser enfrentados pelo governo, além de se constituir num desrespeito à vontade popular legitimamente expressada no referendo de 2005”, declarou Cavalcante.

Para o presidente da OAB, o país precisa de um plano nacional de segurança pública, de forma a combater o comércio ilegal de armas e munição. “Hoje se vive no Brasil uma verdadeira guerra civil urbana pela ausência de uma política clara, consistente e efetiva de combate à criminalidade e o tráfico de armas”, afirmou.

A proposta de uma nova consulta popular foi oficializada por Sarney ontem. O tema voltou ao debate público após a tragédia em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, na semana passada, quando um atirador matou 12 crianças.