Satisfeito

OAB diz que Comissão da Verdade está equilibrada

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, considerou “equilibrada” a composição da Comissão da Verdade, anunciada na quinta-feira pelo governo.

Em nota divulgada pela OAB, Cavalcante afirmou que os escolhidos são “profundos estudiosos”, que devem atuar com grande responsabilidade “na apuração de fatos que precisam ser passados a limpo, para que a verdade histórica seja conhecida em sua plenitude”.

O trabalho da comissão, na opinião do presidente da OAB, deverá ser feito com rigor e equilíbrio “para que não paire qualquer sentimento de radicalismos nem de um lado nem de outro”.

A comissão deverá esclarecer casos de violações de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988. Os sete membros terão prazo de dois anos para realizar o trabalho e apresentar relatório.

Integram a comissão José Carlos Dias, Gilson Dipp, Rosa Maria Cardoso da Cunha, Cláudio Fonteles, Paulo Sérgio Pinheiro, Maria Rita Kehl e José Paulo Cavalcanti Filho.

A comissão será instalada na próxima quarta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, e deve contar com a presença dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.