Distrito Federal

OAB confirma que pedirá impeachment de Arruda

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, informou hoje, em entrevista coletiva, que a seccional do Distrito Federal vai entrar com pedido de impeachment contra o governador José Roberto Arruda e o vice, Paulo Otávio, acusados de integrar esquema de corrupção desmantelado pela Operação Caixa de Pandora, em inquérito comandado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A abertura do processo foi decidida pela diretoria da OAB, seccional DF, e será agora submetida ao pleno da entidade, na quinta-feira.

Paralelamente, a OAB nacional está convocando as entidades da sociedade civil, sobretudo as que tem compromisso com a ética na política, a participar de uma grande marcha cívica em defesa da saída do governador e de todos os envolvidos no escândalo. Entre os envolvidos estão deputados distritais, secretários do governo e outras autoridades.

“A gravidade dos fatos está suficientemente demonstrada. Trata-se de um amplo sistema de corrupção e a sociedade precisa se mobilizar para estabelecer a ética na política”, afirmou a presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros. Ela se reuniu pela manhã com o presidente da OAB Nacional, para discutir o apoio da entidade, por se tratar de um “escândalo que transcende as fronteiras do Distrito Federal”.

Segundo ela, o suposto esquema de pagamento de propina no Distrito Federal fere a ética na política, um ponto importante para a OAB, que tem se mobilizado no combate a escândalos desse tipo em todo o País, desde o do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.