Novos deputados se preparam para a posse

Os 54 deputados estaduais eleitos para a 15º legislatura tomam posse amanhã, às 16h, no plenário da Assembléia Legislativa. Em seguida, elegem a nova Mesa Executiva, que irá conduzir os trabalhos da Casa pelos próximos dois anos.

São nove vagas a serem preenchidas pelas principais bancadas: presidência, três vice-presidências e cinco secretarias. A nova legislatura começa oficialmente em 15 de fevereiro. A cerimônia de posse será aberta com o pronunciamento do presidente do Legislativo e candidato a reeeleição, deputado Hermas Brandão (PSDB).

No total, 13 partidos terão representação na Assembléia. A maior bancada é a do PT, com nove parlamentares: Ângelo Vanhoni, Luciana Rafagnin e Hermes da Fonseca, reeleitos; e Natálio Stica , Elton Carlos Welter, Pedro Ivo, André Vargas, Tadeu Veneri e Padre Paulo Campos, todos eleitos para o primeiro mandato.

Em seguida vem a bancada do PMDB, com oito representantes: Nereu Moura (reeleito) , Antonio Anibelli (suplente de Caíto Quintana, que foi para a Casa Civil) e Ademir Bier (no lugar de Edson Strapasson, agora no cargo de secretário especial da Região Metropolitana), e cinco novos deputados: Dobrandino da Silva, Mário Sérgio Bradock, Artagão de Mattos Leão Júnior, Alexandre Cury e Elza Correa.

Bancadas

O PFL responde pela terceira maior bancada, com sete deputados. Destes, seis foram reeleitos: Plauto Miro, Durval Amaral, Nelson Justus, Cleiton Kielse, Nelson Garcia e Elio Rusch; O ex-prefeito Rafael Greca retorna ao Legislativo estadual dez anos após seu primeiro mandato.

Em seguida vem o PDT, com seis parlamentares. Os reeleitos são Augustinho Zucchi, José Maria Ferreira, Neivo Beraldin e Renato Gaúcho. Foram eleitos para um primeiro mandato Homero Barbosa Neto e Vanderlei Iensen.

Com cinco deputados, o PSDB é a quarta maior bancada: os reeleitos são Hermas Brandão, Nelson Tureck e Ademar Traiano. Os novos deputados são José Francisco Buhrer e Ailton Cardoso de Araújo. Com quatro parlamentares, o PPB vem em seguida, representado pelos reeleitos Duílio Genari, Miltinho Puppio, Fernando Ribas Carli e por Cida Borghetti, em seu primeiro mandato.

Com três representantes, seguem as bancadas do PTB, PSB e PPS. Entre os petebistas, todos foram reeleitos: Valdir Rossoni, Carlos Simões e Luiz Accorsi. Já no PSB, todos cumprem o primeiro mandato: Carlos Roberto Massa (Ratinho Júnior), Luciano Ducci e Reni Pereira. O PPS vem representado por Marcos Isfer (reeleito), Arlete Caramês e Waldir da Costa Leite.

O PL aparece com dois deputados reeleitos: Edson Praczyk e Chico Noroeste. O PSL também possui dois representantes: são os reeleitos Geraldo Cartário e Luiz Carlos Martins. Finalmente, o PSC com um deputado: Mauro Moraes, mesmo caso do PRP, com Jocelito Canto.

Além do fato de o PT deter a maior bancada da Casa, a nova legislatura traz outra novidade. Pela primeira vez na história do Legislativo paranaense, a bancada feminina soma quatro deputadas: Luciana Rafagnin, Arlete Caramês, Elza Correa e Cida Borghetti.

Roteiro da solenidade

A cerimônia de posse dos 54 deputados eleitos, será amanhã. O ato será conduzido pelo presidente da Casa, Hermas Brandão (PSDB), que fará um breve pronunciamento na abertura dos trabalhos. Em seguida, Brandão prestará o seguinte juramento em nome dos demais parlamentares, conforme estabelecem a Constituição Estadual e o Regimento Interno: “Prometo guardar a Constituição Federal e a Estadual, desempenhar lealmente o mandato que me foi confiado pelo povo paranaense e promover o bem do nosso Estado”.

Posteriormente, o primeiro- secretário fará a chamada nominal dos deputados, que repetirão a frase “Assim o prometo”. Logo seguir, o presidente convida os colegas para a segunda sessão preparatória, às 19h30 horas, quando será eleita a nova Mesa Executiva, e encerra a solenidade.

A eleição dos nove membros da Mesa será secreta. A chamada é nominal e os deputados depositam suas cédulas numa urna. Caso no primeiro escrutínio a chapa única não obtenha maioria absoluta dos votos, haverá uma segunda votação. O mandato é de dois anos, sendo vetada a reeleição. Permite-se a recondução em legislaturas diferentes, como acontece agora com Hermas Brandão encabeçando a chapa que resultou de um consenso entre as bancadas.

Voltar ao topo