Alto escalão

Secretário de Segurança Pública escolhido por Ratinho é general do Exército

General Carbonell será o novo secretário de Segurança Pública do Paraná.
Em 2015, Carbonell recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba na Câmara Municipal. Foto: Divulgação/CMC

O general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que esteve em missão no Haiti, será o secretário estadual da Segurança Pública no governo Ratinho Jr (PSD), que começa em 2019. Carbonell é o atual chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional e o primeiro nome anunciado pelo governador eleito para o seu secretariado.

O futuro secretário serviu no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, e foi chefe da Seção de Comunicação Social da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), em Porto Príncipe.

“O Paraná tem território e população maiores que muitos países e está em uma região com duas fronteiras internacionais. A segurança pública do nosso estado tem que ser planejada e coordenada como se fosse um país”, disse Ratinho em nota enviada via assessoria.

+Leia mais: Saiba o que Ratinho Jr. pensa sobre pedágio e outros temas polêmicos

Currículo do futuro secretário

Carbonell nasceu em 20 de setembro de 1955, em Porto Alegre (RS), e iniciou carreira no Exército em 1974, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Tem MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getulio Vargas, e Gestão de Processos na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Chefiou a 5ª Seção do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), e foi subchefe do Centro de Comunicação Social do Exército em Brasília.

Foi comandante do 14º. Regimento de Cavalaria Mecanizada em Santa Catarina e comandante da 4ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada no Mato Grosso do Sul.

Em Curitiba, foi comandante da 5ª Região Militar e comandante da 5ª Divisão de Exército. Em 2015, a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a ele o título de Cidadão Honorário da cidade.

As informações são da assessoria de Ratinho Jr.

Bolsonaro lidera com vantagem pesquisa feita em São Paulo