Novo procurador eleitoral assume na próxima semana

O procurador da República João Gualberto Garcez Ramos será o novo Procurador Regional Eleitoral no Paraná. A portaria com sua designação, assinada pelo procurador geral da República, Geraldo Brindeiro, foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira. Garcez Ramos assume na próxima semana, dia 17, para um mandato de dois anos. Ele substitui o atual procurador Luis Sérgio Langowski, que exerceu a função nos últimos quatro anos.
Curitibano, 38 anos, formado pela Universidade Federal do Paraná, Garcez Ramos ingressou no Ministério Público Federal em 1989, lotado na Procuradoria da República no Paraná. Ele já atuou nas diversas áreas de interesse do MPF, da Criminal à Tutela Coletiva. Desde 1997, responde pelas áreas da Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos do Consumidor. É dele a ação civil pública de maior valor já ajuizada na Justiça Federal do Paraná -proposta contra a Petrobrás, em janeiro de 2001, pede reparação no valor de R$ 2,3 bilhões por danos causados ao meio ambiente, pelo vazamento de quatro milhões de litros de óleo na Refinaria de Araucária, em julho do ano 2000. A ação tramita na 4ª Vara Federal.
Mestre em Direito do Estado e Doutor em Direito das Relações Sociais, Garcez Ramos é também professor adjunto da Universidade Federal do Paraná.

Voltar ao topo