Novatos animados com o começo na Câmara Federal

Foto: João de Noronha

Ratinho Júnior: boa impressão.

Deputados federais de primeiro mandato, como o cantor de forró Frank Aguiar (PTB-SP) e Ratinho Júnior (PSC-PR), filho do apresentador Ratinho, acharam a primeira semana de trabalho da Câmara produtiva e boa para a imagem da Casa. Para deputados experientes, como Fernando Gabeira (PV-RJ) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), é preciso confirmar o ritmo nas próximas semanas, com mais votações e principalmente pautas importantes.

A disposição do novo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), de mostrar serviço e tentar efetuar votações de segunda a sexta-feira (normalmente isso ocorre de terça a quinta) tem provocado boa reação, pelo menos por parte dos deputados novatos. Eles comemoram o fato de terem sido votadas, na primeira semana de atividades legislativas, duas medidas provisórias (MPs) esta semana e o projeto que extinguiu 1.050 cargos comissionados da Casa.

?O novo presidente chegou com muita vontade, impondo o horário do início dos trabalhos, o que é muito louvável?, elogiou Frank Aguiar. O também iniciante Ratinho Júnior (PSC-PR) fez coro com o deputado-cantor. ?Minha primeira impressão é a de que os deputados estão com vontade de melhorar a imagem da Casa. O posicionamento do presidente nesse sentido ajudou, pois já votamos a extinção de mais de mil cargos?, disse Ratinho, que apontou dificuldades dos deputados iniciantes em se acostumar aos ritos da Câmara. ?As maiores dificuldades são os trâmites no Plenário, como saber quando pode falar, ou quando é o líder do partido que fala?, exemplificou.

Escaldado por três mandatos anteriores, nos quais assistiu a escândalos e combateu ?velhas práticas políticas?, o deputado Fernando Gabeira procurou elogiar a primeira semana da Câmara com ressalvas. ?Esta semana houve uma votação importante que foi o fim dos CNEs (cargos comissionados). Temos agora um longo caminho a percorrer?, afirmou.

Voltar ao topo