enkontra.com
Fechar busca

Política

Na berlinda

Lula pode ter pena triplicada em mais dois processos. Entenda!

Juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Moro, tem dois processos em suas mãos que podem triplicar a pena do petista

  • Por Estadão Conteúdo
Foto: Agência Brasil

Na mesa da juíza federal Gabriela Hardt – substituta de Sérgio Moro na 13.ª Vara Federal de Curitiba – estão dois processos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que podem ter sentenças até abril, quando o petista completa um ano de prisão.

Em caso de condenações, os dois processos que podem, segundo investigadores e advogados, triplicar a pena de prisão de Lula são o da compra de um terreno para o Instituto Lula em São Paulo, e de um apartamento em São Bernardo do Campo e o do sítio em Atibaia (SP). Em ambos, o petista é acusado de receber propina de empreiteiras por meio dos imóveis em troca de contratos da Petrobrás.

O caso do terreno deve ser o primeiro a ser julgado. Está concluído para sentença desde 12 de dezembro. A ação do sítio chegou para a juíza substituta na semana passada e pode ser julgada pelo magistrado que ocupará a vaga de titular deixada por Moro.

Investigadores da Lava Jato e advogados que atuam nos processos consideram o acervo de provas dessas ações mais robusto que o da primeira sentença, em que Lula foi condenado por Moro em julho de 2017, no caso do triplex do Guarujá (SP). O então juiz sentenciou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses de prisão – posteriormente, a pena foi aumentada na segunda instância para 12 anos e 1 mês.

Uma das provas desse acervo é a delação da Odebrecht, que será usada pela primeira vez na Justiça contra Lula. O material reúne e-mails do empresário Marcelo Odebrecht, planilhas – entre elas a “Italiano”, referente a uma conta “gerenciada” pelo ex-ministro e delator Antonio Palocci -, registros contábeis do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, como era chamado o “departamento de propinas” da empreiteira, e as confissões dos 77 executivos e ex-executivos da empresa.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Nos arquivos do MyWebDay e Drousys – programas de computador que serviram para controle contábil e de comunicação de despesas ilícitas da Odebrecht – estão boa parte das transações que teriam Lula – identificado como “Amigo” nos registros da empresa – como beneficiário de corrupção.

Outro material apontado como prova contra Lula nos processos são os registros de custeio e montagem da cozinha do sítio de Atibaia pela OAS. São notas fiscais, projetos, e-mails e prestações de contas os envolvidos. Esse mesmo tipo de material foi usado na sentença do ex-presidente no caso do tríplex.

O acervo, segundo investigadores, conta ainda com contratos e recibos “simulados”, lançamentos contábeis de pagamentos que teriam ocultado propinas, e-mails, anotações, ligações telefônicas, confissões de colaboradores, laudos periciais, entre outros, que comprovariam o envolvimento de Lula na corrupção na Petrobrás.

Nas alegações finais dos dois processos em que pede a condenação de Lula, o Ministério Público Federal disse ter apresentado “vasto, sólido e coeso acervo probatório”. Lista “provas documentais, testemunhais e periciais, inclusive obtidas em diligências de busca e apreensão ou afastamento de sigilo bancário, fiscal e telemático”.

Os procuradores anexaram ainda documentos que, segundo a força-tarefa, indicam que Lula atuou em 2009 para garantir a “perpetuação (do esquema), deixando de adotar qualquer providência para fazê-lo cessar”. Os processos apontam acerto de cerca de R$ 230 milhões em propinas da Odebrecht e da OAS com políticos e agentes públicos ligados ao PT.

Parcialidade

A defesa de Lula sustenta que a indicação de diretores da Petrobrás estava relacionada ao papel de Lula como presidente, não de “líder ou sequer participante de um esquema criminoso”. Segundo os advogados, não há provas de que ele é o dono do sítio e o imóvel, comprovadamente, pertence a Fernando Bittar e Jonas Suassuna. “Não sendo dono, não é o beneficiário das benfeitorias ” Contesta ainda provas de que o petista teve envolvimento direto com a compra do terreno destinado ao instituto.

Os advogados apontam supostas nulidades do processo e pedem a absolvição do petista. Nas alegações finais do processo do sítio, a defesa dedica um capítulo à parte ao aceite de Moro para chefiar o Ministério da Justiça do governo Jair Bolsonaro. Para os defensores, nem o ex-juiz nem Gabriela Hardt têm imparcialidade para julgar o petista.

Defesa de Lula mantém discurso de perseguição e pede absolvição do petista

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

16 Comentários em "Lula pode ter pena triplicada em mais dois processos. Entenda!"


Evelyn Mello
Evelyn Mello
2 meses 9 dias atrás

E continua a saga contra LULA. Há mas desta vez o acervo de “provas” é mais robusto. Convenhamos que uma cueca e um tíquete de pedágio é muito mais consistente do que um apartamento que nunca saiu das mãos da OAS e nem reformas tem. Enquanto isso a tal facada que elegeu o Capetão é coisa de cinema

Evelyn Mello
Evelyn Mello
2 meses 9 dias atrás

Até eu acreditei mesmo desconfiado. Agora seguranças pedindo: “cadê o lenço” um minuto antes da facada é prá “acaba”. Tá tudo dominado: Injustiça (belo aumento em rapaziada); policia (que coisa feia se matando por 15k), hospital, médicos…

Bifur Kassao
Bifur Kassao
2 meses 9 dias atrás

Chupa cachaceiro!

Sou do Bem
Sou do Bem
2 meses 9 dias atrás

O Lula e corrupto e tem que pagar por isso e se Bolsonaro for culpado tem que pagar. O que nao da e ficarmos defedendo corruptos seja ele quem for…isso na e politica e crime.

Vosso Rei
Vosso Rei
2 meses 9 dias atrás

Xingou esse lixo! O estagiário vermelhinho apaga o post!…. Morra na cadeia ladrão safado.

Alberto Roberto
Alberto Roberto
2 meses 9 dias atrás

Tá, e quando que vão investigar o filho desse porco? Que de mero faxineiro de zoológico, se transformou em um dos mais ricos empresários do país, da noite pro dia? Família de ladrões.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas