Voto 2012

Nova pesquisa Datafolha mantém Gustavo Fruet na ponta

A quatro dias do segundo turno, Gustavo Fruet (PDT) manteve a vantagem sobre Ratinho Junior (PSC) na disputa pela prefeitura de Curitiba, segundo o instituto Datafolha. Em pesquisa divulgada ontem pela RPCTV, Fruet aparece com 52% das intenções de voto, contra 35% de Ratinho. Os eleitores que pretendem votar nulo ou em branco somam 5% e 8% ainda estão indecisos.

O Datafolha ouviu 1.185 eleitores entre segunda e terça-feira. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Os números praticamente não mudaram em relação à pesquisa Datafolha divulgada no dia 18 deste mês. Fruet manteve os mesmos 52%. Ratinho Junior, que tinha 36%, oscilou um ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro. Os votos brancos e nulos diminuíram de 8% para 5%. Curiosamente, o número de eleitores indecisos dobrou com a aproximação da eleição. Eles eram 4% na semana passada e agora somam 8%. A pesquisa anterior do Datafolha ouviu 1.267 pessoas entre os dias 17 e 18 de outubro.

Em relação aos votos válidos, que excluem brancos e nulos, os números não mudaram. Em ambas as pesquisas, Gustavo Fruet aparece com 60%, contra 40% de Ratinho Junior. “Os números das pesquisas apenas refletem o que já sentimos nas ruas”, avaliou Fruet, em declaração divulgada por sua assessoria. Ratinho Junior preferiu não comentar o levantamento.

Ataques

Na tentativa de forçar a reviravolta em relação ao números apontados pelas pesquisas, Ratinho Junior continuou subindo o tom das críticas ao adversário. Ontem, o candidato do PSC levou ao ar novos filmes em que Fruet é relacionado com políticos polêmicos, como o ex-ministro José Dirceu e o vereador João Cláudio Derosso. Também aparece criticando o ex-presidente Lula, na época em que participava da CPI dos Correios.

Já a campanha Fruet tem evitado responder aos ataques. Ontem, o programa do pedetista mostrou depoimentos do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e dos vereadores eleitos Paulo Salamuni e Cristiano Santos, do PV.

Foram entrevistadas 1.185 eleitores entre os dias 23 e 24 de outubro. A pesquisa, número 00704/2012, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).