Norberto Ortigara será secretário de Agricultura

Há um ano, no encerramento do programa Empreendedor Rural, o então candidato ao governo do Paraná Beto Richa (PSDB) disse, para uma plateia de agricultores que não era especialista em campo, mas que, se eleito, nomearia um expert para cuidar da pasta, em resposta a seu adversário Osmar Dias (PDT) que pedia para que os agricultores paranaenses elegessem alguém do ramo.

Um ano depois, no mesmo evento, o agora governador eleito anunciou Norberto Ortigara, secretário municipal de Abastecimento e funcionário de carreira da Secretaria de Agricultura desde 1978 para comandar a pasta.

Beto disse que atendeu a pedido dos sindicatos e federações de produtores, mas que também escolheria o mesmo nome. “Coincidiu com meu desejo, Norberto trabalha comigo há muito tempo, fez um ótimo trabalho na secretaria do Abastecimento, redigiu meu plano de governo para a área da agropecuária, tem uma ampla relação de trabalho, respeito e amizade com as entidades que representam o setor, que nos solicitaram sua nomeação. Mas é o que eu já imaginava como o melhor para comandar essa importante secretaria”, declarou Beto.

“Vim da roça, sou funcionário da Seab desde 1978, fui diretor-geral da secretaria por duas vezes e estou na prefeitura, na Secretaria de Abastecimento, que lida direto com o agricultor. Tenho boa relação com os produtores e as lideranças da área. Sou do ramo, sei onde estou entrando. Se não tiver sucesso, não vai ser por causa de desconhecimento ou inexperiência”, disse Ortigara ao comentar a indicação.

Durante o discurso para cerca de 4 mil produtores rurais, Beto Richa agradeceu os votos recebidos no interior do Estado, disse que a agroindustrialização é prioridade de seu governo “destacada no plano de governo registrado em cartório”.

Prometeu a criação de uma Agência de Desenvolvimento Agropecuário e de um Instituto de Defesa Sanitária. Beto prometeu cumprir a lei no que diz respeito ao direito de propriedade, combatendo as invasões de terra e solucionar problemas logísticos com “estradas rurais, pedágio acessível, rede ferroviária e porto eficiente para recuperar sua credibilidade arranhada por uma miopia ideológica”.

Ontem, Beto também anunciou o nome de Jacson Carvalho Leite, diretor-presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI) para comandar a Celepar a partir de 2011.

Administrador de empresas, Carvalho Leite foi secretário executivo e presidente do Conselho Estadual de Informática e Informações (CEI), presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e assessor para Assuntos Institucionais da Companhia de Informática do Paraná. Nasceu em Foz do Iguaçu, tem 58 anos.