Polêmica

Nomes e salários de servidores da Câmara dos Deputados serão divulgados na internet

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciou hoje (04) que vai divulgar os salários dos servidores com os respectivos nomes na internet. Maia disse que isso deve ocorrer “nas próximas horas”, mas afirmou que o modelo ainda está sendo fechado e que pode ser disponibilizado nos próximos dias.

“O sentimento de todos os Poderes é no sentido de divulgar os salários com os respectivos nomes. Nós estávamos esperando um comportamento do Judiciário. Houve uma decisão contrária, mas que foi cassada pelo STJ [Superior Tribunal de Justiça] e isso já facilita”, afirmou.

Os sindicatos que representam os servidores da Câmara já anunciaram que vão entrar na Justiça contra a medida. A divulgação dos salários atende à Lei de Acesso à Informação. A Mesa Diretora do Senado marcou para o dia 31 de julho a divulgação, mas decidiu que seguirá o modelo da Câmara.

Executivo

Na semana passada, o Portal da Transparência, site do governo que passou a disponibilizar nominalmente os ganhos de todos os servidores do Executivo federal. Em maio,a presidente Dilma Rousseff recebeu R$ 19.818,49.

O site não contabiliza o que os ministros eventualmente recebem de outros poderes. Ainda estão de fora os militares, cujos dados serão publicadas no mês que vem.