Nomes dos candidatos que respondem a processos estão disponíveis

Já está disponível no site da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) um levantamento com os nomes dos candidatos que respondem a processos em municípios com mais de 200 mil eleitores. São candidatos a prefeito e vice-prefeito réus em ações penais públicas e de improbidade administrativa.

O levantamento foi realizado por uma equipe técnica da AMB, sob a coordenação do Secretário-Geral da Associação, juiz Paulo Henrique Machado. A base da pesquisa foram os portais dos Tribunais de Justiça dos estados, dos Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Três dos 53 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores: Londrina,
Maringá e Ponta Grossa ficaram fora da relação porque o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná não disponibiliza em seu site a consulta aos processos por nome da parte, o que impossibilita a pesquisa realizada pela AMB.

Ao organizar os dados, a intenção da AMB é facilitar o acesso da população e
da imprensa a informações públicas, que podem balizar e fundamentar a escolha dos eleitores e, assim, contribuir para que o pleito de 2008 transcorra da maneira mais transparente possível.