Nome do PFL ao Senado ainda pode ser trocado

O PFL ainda está discutindo a indicação do candidato ao Senado na coligação com o PSDB. Apesar de ter seu nome formalizado na reunião da Executiva Estadual, anteontem, o deputado federal Luciano Pizzatto ainda não está firme na vaga. Setores do PFL e também do PSDB trabalham para substituir Pizzatto pelo deputado federal Rafael Greca.

O argumento oficial do grupo é que Greca teria maior potencial eleitoral e que o parentesco de Pizzatto com o candidato a vice-governador – o deputado é genro de Lubomir Ficinski – não amplia o potencial de votos do candidato ao governo na chapa, o tucano Beto Richa.

A outra vaga para o Senado deverá ser indicada pelo PSDB. Um dos nomes cotados ontem era o da diretora teatral Nitis Jacon. A princípio, a aliança iria lançar apenas um candidato ao Senado.

Como se não bastasse a disputa entre Pizzatto e Greca, o PFL ainda tem que superar a crise provocada pela eliminação do nome da vice-governadora, Emilia Belinati, para o Senado. No sábado, em votação na Executiva Estadual, Pizzatto teve onze votos contra apenas dois da vice. Inconformada com o resultado, Emilia estudava ontem com seus advogados a possibilidade de recorrer à Justiça para tentar reverter a situação. A vice-governadora acha que foi vítima de uma manobra interna.

Primeira a se inscrever para a vaga ao Senado, Emilia sempre foi vista como um problema a ser resolvido mais tarde pela Executiva Estadual. A análise é que seu envolvimento nas investigações do desvio de recursos na Prefeitura de Londrina é uma carga pesada para o candidato ao governo.

Problema legal

Pizzatto, escolhido como alternativa à Emilia, disse que sua indicação é um caso encerrado. Para o deputado, sua substituição encontra um obstáculo legal, que foi a votação do seu nome pela Executiva. Segundo o deputado, a possibilidade de ceder sua vaga para Greca foi cogitada numa reunião com o governador Jaime Lerner (PFL) no domingo, mas foi descartada em virtude dos ritos legais da escolha. “Juridicamente, não há como reverter a indicação”, afirma o deputado.

Os tucanos também têm participado da discussão sobre o preenchimento da vaga. O candidato ao governo e presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão, estiveram na casa de Lerner tentando encontrar uma solução menos traumática par fechar a chapa. Setores do PFL informam que o presidente nacional do partido, senador Jorge Bornhausen, que incentivou a pré-candidatura de Greca ao governo na convenção, também estaria pronto para interferir, reforçando sua indicação ao Senado. Greca e Pizzatto estão se preparando para uma futura disputa interna. Os dois deputados têm um projeto definido de concorrer à Prefeitura de Curitiba em 2004.

Voltar ao topo