No CE, Dilma elogia o ex-deputado federal Ciro Gomes

A presidente Dilma Rousseff elogiou muito o ex-deputado federal Ciro Gomes, hoje, durante visita às obras de terraplenagem da Siderúrgica do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE). Ao lado do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, Dilma chamou o ex-deputado de “amigo”, “pessoa especial” e de “guerreiro pelas causas do Ceará”. Ano passado, Ciro foi obrigado a abrir mão de sua candidatura à Presidência da República para apoiar a então candidata petista.

Sem mandato político, Ciro vem fazendo críticas à forma como o governo federal vem se relacionando com a base aliada. Semana passada, ele chegou a prever a queda de mais ministros e disse que Dilma herdou “um fim de governo Lula com todos os sintomas de descalabros”. Antes de seguir para a cerimônia no Complexo Portuário do Pecém, Dilma concedeu entrevista a um pool de emissoras de rádios cearenses. No evento, ela chegou a afirmar que o governador Cid Gomes tinha razão ao reclamar do estado de conservação das estradas federais que cortam o Ceará.

A presidente fez questão de ponderar que a “responsabilidade do que ocorre no Ministério dos Transportes ou no governo federal não é do governador Cid Gomes”. Dilma garantiu que o governo está empenhado em recuperar as estradas. “Nós reconhecemos que o governador tinha razão. O estado das rodovias federais era extremamente precário, e tomamos as providências para que isso comece a se alterar totalmente”, disse.

Ela afirmou ainda que Cid Gomes denunciou o problema corretamente. “Quando há criticas corretas – e acho que o governador fez crítica correta, apontando o problema na malha rodoviária do Estado-, cabe ao governo federal reconhecer e tomar as providências e é isso que nós estamos fazendo”. Sobre a queda do ministro, que teria ganhado corpo a partir das denúncias de Cid Gomes, Dilma não quis comentar. “Demais questões são absolutamente acessórias e irrelevantes”, finalizou.