Eleições

Nestas eleições são dois votos para senador. Posso votar duas vezes no mesmo candidato?

Nas eleições de 2018 os eleitores terão que escolher dois candidatos ao Senado Federal e dúvidas sempre surgem na hora de digitar o números escolhidos. “Mas se eu posso votar duas vezes, posso escolher o mesmo candidato?” A resposta é:  “Não”. Se isso acontecer, ou seja, se você digitar o mesmo númeroo duas vezes, o segundo voto é automaticamente anulado.

Mas porque votar em dois candidatos a senador nestas eleições? O mandato de senador é de oito anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, o Senado se renova. Alternadamente, um terço em uma das eleições, dois terços em outra. Este ano 54 vagas estão em disputa, das 81 disponíveis.

+ Leia também: Conheça os candidatos ao governo do Paraná nas eleições de domingo

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os dois votos têm pesos iguais, portanto, não faz diferença a ordem com que você escolhe o seu candidato. Como a ordem de votação não importa no resultado final, o candidato que obtiver o maior número de votos na primeira e na segunda opção somadas será eleito, assim como o segundo candidato mais votado.

O número dos candidatos ao Senado tem três dígitos e o eleitor só pode escolher candidatos a senador do seu estado. Para o Senado, entretanto, não há possibilidade de segundo turno, então, no próximo domingo (7) já serão definidos os senadores que terão mandato de 2019 a 2027.

Mas o que faz um senador? Clique aqui e descubra quais são os candidatos do Paraná nestas eleições

 

A ordem de votação na urna eletrônica será a seguinte: deputado federal; deputado estadual ou distrital; senador 1; senador 2; governador; presidente.

Não sabe o número da sua zona ou seção eleitoral? A gente te ajuda a descobrir