Partidos

Nereu Moura diz que só três do PMDB tucanaram para valer

Para responder aos tucanos que não querem dividir espaço no governo, os deputados estaduais do PMDB estão sustentando que, por enquanto, apenas três deles estão assumidamente integrados à base aliada do governador Beto Richa (PSDB).

À exceção de Alexandre Curi, Luiz Claudio Romanelli (licenciado e atual secretário do Trabalho) e Reinhold Stephanes Junior, os outros nove deputados ainda não definiram posição, disse ontem o deputado Nereu Moura, um dos que era apontado como o mais novo integrante do bloco alinhado ao governo.

Moura contestou os cálculos do líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), que estima em 80% a adesão da bancada do PMDB ao governo. Em uma reunião na noite de terça-feira, o grupo fez um balanço da situação e o resultado da conta é outra, disse o peemedebista. “A nossa conversa não é com o Traiano. Se houver uma busca de entendimento será diretamente com o governador”, disse Moura.

O teste para determinar qual é o tamanho do apoio do partido a Beto Richa ainda não foi feito, observou Moura. “Não houve nenhuma situação ainda que exigisse uma posição nossa. Nós entendemos que falando a mesma língua, a bancada ganha força política”, disse.

“Se tivéssemos tomado uma posição no início, a favor ou contra, teríamos enfraquecido. Não estamos precipitando nada e a bancada está unida”, afirmou o peemedebista.

Embora o discurso seja de unidade, Moura reconhece que se a bancada fosse adotar uma posição oficial hoje, não haveria consenso. “Tem gente que quer e tem gente que não quer. No momento oportuno, decidiremos isso. Por enquanto, estamos amadurecendo a ideia”, afirmou.

Questionado se a participação de Romanelli no governo não torna superado o dilema “ser ou não ser governo”, Moura disse que a posição é individual e não partidária. “Nós liberamos o Romanelli para que ele fosse. Mas a posição é dele, não do partido”, afirmou.