Na TV, Serra cita combate à crise como trunfo de Lula

O presidenciável do PSDB, José Serra, admitiu ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que tenta neste pleito eleger a petista Dilma Rousseff à sua sucessão – acertou no combate aos efeitos da crise econômica financeira global no País. A afirmação foi feita em entrevista exibida na noite de ontem ao programa CQC, da TV Bandeirantes.

Na entrevista ao quadro “O povo quer saber”, em que populares fazem as perguntas, Serra reconheceu ainda o programa de transferência de renda Bolsa Família como mais um ponto positivo do governo Lula. E citou o “papel de comunicador” do petista como um trunfo. Os questionamentos feitos – 22 no total, em 4 minutos – foram desde assuntos políticos até detalhes da vida pessoal do pré-candidato.

Serra brincou com a pergunta de uma mulher: se ele continuaria a esconder o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na campanha eleitoral. “O CQC está aqui na minha casa. Se o Fernando Henrique estiver escondido aqui, eles podem encontrar. Podem percorrer toda a casa e olhar meus bolsos também se quiserem.”

O tucano disse ainda que aceitará o apoio de parlamentares do PMDB, mas que não distribuirá, em troca, cargos em um eventual futuro mandato. “Não vamos fazer loteamento de cargos”, afirmou. A executiva nacional do PMDB já declarou apoio à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, mas diretórios estaduais do partido devem dar suporte a Serra.

O tucano posicionou-se contra a descriminalização do uso de drogas – ideia defendida por Fernando Henrique. “Acho que é uma estratégia que acabaria não dando certo”, disse. Em poucas palavras, definiu sua opinião a respeito do aborto: “Eu acho uma coisa lamentável. Realmente muito triste.”

Vida privada

Apesar de demonstrar desconforto com as perguntas sobre sua vida privada, Serra só deixou de responder a uma delas: se já teve uma relação extraconjugal. “Mas que pergunta, hein! Mas como você é xereta, hein!”, retrucou. Até sobre a fama de vampiro – conquistada por conta de seus hábitos noturnos – o pré-candidato falou. “Eu aprecio muito pescoços de mulheres, mas não a ponto de morder para tirar sangue.”

O tucano disse que, na intimidade, gosta de brincadeiras “pouco excêntricas” e afirmou que não se envolveria com nenhuma de suas adversárias, Dilma ou Marina Silva (PV). “Não pegaria nenhuma das duas, até porque eu sou casado. E, aliás, a Marina também é casada. Seria uma confusão muito grande.” Dilma Rousseff é solteira.