O PMDB e o PSDB vão se enfrentar nas urnas no próximo domingo, 13, em Cândido de Abreu, região Central do Estado, onde será realizada uma nova eleição para prefeito.

continua após a publicidade

Os eleitos em outubro de 2008 não puderam assumir os cargos devido à decisão da justiça eleitoral, que cassou o registro da candidatura da chapa encabeçada por Richard Golba (DEM) e o vice-prefeito Luiz Czerpicki (PDT).

Golba já havia sido prefeito da cidade entre 1997 e 2000 e foram constatadas irregularidades na sua prestação de contas, gerando a inelegibilidade. Como Golba havia sido eleito por maioria absoluta, a legislação impediu a posse do segundo colocado, Josnei Erivan de Freitas, que tinha como seu vice, Olgierde Malanowiski, ambos do PMDB.

Desde o início do ano passado, a cidade vem sendo comandada pelo ex-presidente da Câmara Municipal, João Peda Soares (PSDB). Agora, o prefeito interino é candidato à prefeitura, contra Freitas, que tenta mais uma vez vencer a eleição.

continua após a publicidade

Cândido de Abreu tem 12.299 eleitores e fica a 188 quilômetros de Maringá. Na quarta-feira, a Justiça Eleitoral instalou 54 urnas eletrônicas em 38 locais de votação. O novo eleito deverá ser conhecido ainda no domingo e tomará posse até o final do ano, assim que for proclamado o resultado oficial.