Município de Cândido de Abreu volta às urnas

O PMDB e o PSDB vão se enfrentar nas urnas no próximo domingo, 13, em Cândido de Abreu, região Central do Estado, onde será realizada uma nova eleição para prefeito.

Os eleitos em outubro de 2008 não puderam assumir os cargos devido à decisão da justiça eleitoral, que cassou o registro da candidatura da chapa encabeçada por Richard Golba (DEM) e o vice-prefeito Luiz Czerpicki (PDT).

Golba já havia sido prefeito da cidade entre 1997 e 2000 e foram constatadas irregularidades na sua prestação de contas, gerando a inelegibilidade. Como Golba havia sido eleito por maioria absoluta, a legislação impediu a posse do segundo colocado, Josnei Erivan de Freitas, que tinha como seu vice, Olgierde Malanowiski, ambos do PMDB.

Desde o início do ano passado, a cidade vem sendo comandada pelo ex-presidente da Câmara Municipal, João Peda Soares (PSDB). Agora, o prefeito interino é candidato à prefeitura, contra Freitas, que tenta mais uma vez vencer a eleição.

Cândido de Abreu tem 12.299 eleitores e fica a 188 quilômetros de Maringá. Na quarta-feira, a Justiça Eleitoral instalou 54 urnas eletrônicas em 38 locais de votação. O novo eleito deverá ser conhecido ainda no domingo e tomará posse até o final do ano, assim que for proclamado o resultado oficial.