O Ministério Público Federal (MPF) informou que encaminhou denúncia envolvendo dez diretores e ex-diretores do Banco Rural, no último dia 13, por causa de movimentação ilícita da conta da empresa offshore Trade Link Bank, mantida no Banestado de Nova York. Segundo o MPF, a conta movimentou mais de R$ 970 milhões, entre janeiro de 1996 e março de 1999, sem declarar às autoridades brasileiras.

continua após a publicidade

Os réus, que não tiveram seus nomes divulgados pelo MPF, estão sendo acusados de gestão fraudulenta, operação de instituição financeira irregular, prestação de informação falsa em operação de câmbio e manutenção de depósitos não declarados no exterior, além de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A denúncia foi recebida pela 2.ª Vara Federal Criminal de Curitiba no dia 17 deste mês.

Segundo a assessoria da Justiça Federal, o processo não vai correr em sigilo. Informou também que consta na ação do MPF que os valores eram transferidos para outras empresas integrantes do Grupo Rural. A assessoria da Justiça Federal afirmou que consta na ação o nome do publicitário Duda Mendonça, embora ele não seja objeto da mesma. Haveria indícios de que da Trade Link Bank teriam saído pagamentos para contas pertencentes a ele.

continua após a publicidade