Movimento quer antecipar temporada de verão

A temporada de verão do litoral paranaense pode ser antecipada para a segunda semana de dezembro. Esta é uma alternativa para compensar a curta temporada de 2004, uma vez que o calendário escolar prevê o início das aulas para a primeira semana de fevereiro, antes do carnaval. A antecipação da temporada foi discutida ontem por lideranças políticas, empresariais e comunitárias durante o lançamento do movimento “100% Litoral do Paraná”, realizado no Sesc Matinhos.

Cerca de 200 pessoas participaram da solenidade, entre eles os deputados estaduais Nelson Justus e Geraldo Cartário, coordenadores do movimento, Alexandre Khury, Luiz Carlos Martins e Valdir Leite e os prefeitos de Matinhos, José Maria Correa, de Pontal do Paraná, José Antônio da Silva, e o vice-prefeito de Guaratuba, Miguel Jabur.

“O início das aulas antes do carnaval contribui para que a temporada de verão seja curta e traz prejuízos aos municípios”, alertou Justus. O município de Pontal do Paraná, por exemplo, deixa de arrecadar cerca de R$ 5 milhões com o encurtamento da temporada em 15 dias. Já o município de Guaratuba perde aproximadamente R$ 1,5 milhão por dia.

Além da antecipação da temporada, as lideranças discutiram a retomada do projeto de construção da ponte ligando os municípios de Matinhos e Guaratuba, uma reivindicação antiga dos moradores e dos municípios, e a revisão da atuação do Conselho do Litoral, considerado por muitos um entrave para o desenvolvimento da região.

O principal objetivo do movimento “100% Litoral do Paraná” é discutir um plano integrado de desenvolvimento para o litoral, com propostas de ações para os governos municipais, estadual e federal.

No lançamento do movimento “100% Litoral” foram listadas todas as necessidades da região e as sugestões para o seu desenvolvimento. As propostas analisadas no encontro desta quinta serão apresentadas aos deputados estaduais no próximo dia 21 de outubro, durante sessão especial que a Assembléia Legislativa realizará para debater o futuro das praias paranaenses.

Voltar ao topo