Morre ex-presidente do Tribunal de Justiça

Morreu na madrugada de domingo, vítima de câncer, o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) Henrique Chesneau Lenz César, 73 anos. O corpo foi cremado ontem, no Cemitério Vaticano, em Campina Grande do Sul. Segundo o ex-presidente do TJ desembargador Marino Bueno Brandão Braga, Lenz César foi uma pessoa extraordinária, pela sua maneira de viver, pela sua contagiante alegria, pela forma como se referia e tratava as pessoas. ” Seu desaparecimento representa uma grande perda não só para a família e para os muitos amigos, mas também para a Justiça do Estado”, acrescenta Braga.

Nascido em Curitiba, em 12 de maio de 1929, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1951, ingressou no Ministério Público, servindo nas comarcas de São José dos Pinhais, Tomazina, Pitanga, Bocaiúva do Sul, Mandaguari, Campo Largo e Paranaguá. Em 1964 foi promovido para trabalhar na capital, onde foi nomeado procurador de justiça em 1968. Foi corregedor do Ministério Público duas vezes, em 1974/75 e 1977/1978.

No dia 17 de setembro de 1982, Lenz César foi nomeado desembargador pelo governador José Hosken de Novaes e eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, onde exerceu o cargo no biênio 1997/1998, aposentando-se em 1999, ao completar setenta anos de idade. Além disso, o desembargador também foi professor jubilado de Direito Internacional Privado da UFPR , ex-professor de Lógica Judiciária da Escola da Magistratura do Paraná e cidadão honorário dos municípios de Primeiro de Maio, Campina da Lagoa, Altônia, Pitanga e Palmital.

Lenz César deixou viúva Raquel de Paula César e quatro filhos, Luiz Alberto, Henrique Filho, Lélia Maria e Sílvia Maria.

Voltar ao topo