Moraes defende solução para lixo na RMC

Várias propostas de governo do candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PL, Mauro Moraes, prevêem a participação dos 14 municípios da Região Metropolitana. Moraes acredita que o problema do lixo só poderá ser resolvido em parceria com estes municípios.

Na opinião do candidato, um convênio entre as cidades da RMC com a Prefeitura de Curitiba, possibilitaria um rodízio entre os municípios, por um período pré-determinado, não menor que dois anos, para a cessão de terrenos que possam acolher o lixo de toda a região, incluindo Curitiba. Junto com esta solução, haveria campanhas permanentes sobre o aproveitamento do lixo e sua seleção, uma vez que apesar de Curitiba ser pioneira na separação do lixo orgânico e reciclável, somente 60% do que poderia ser reaproveitado é utilizado. Para isto será necessário, também, que diferentes locais na cidade, igrejas, shoppings, terminais de ônibus, etc. sejam utilizados para o recolhimento deste tipo de lixo.

“O que a população precisa ser informada é da alta toxidade do lixo industrial, muito maior do que a registrada no orgânico. Empresas que ainda permitem que este tipo de lixo escoe nos rios e infecte toda uma comunidade não estão informadas o suficiente do prejuízo causado ao meio ambiente”, disse.

Segundo ele, outro problema que deve ser regularizado é o do lixo hospitalar, que deve percorrer outros caminhos e ter um fim mais adequado do que atualmente.

Voltar ao topo