O primeiro domingo de dezembro foi dia de eleições em nove municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás. As cidades de Americana e Jundiaí do Sul (PT), por exemplo, conheceram hoje, 7, os novos prefeitos e vice-prefeitos que comandarão os municípios até o final de 2016. Eles substituem prefeitos que tiveram seus diplomas ou mandatos cassados e, por isso, a eleição de outubro de 2012 foi cassada pela Justiça Eleitoral. PMDB e PSDB, cada partido com dois prefeitos eleitos, foram os principais vencedores do domingo.

continua após a publicidade

Em São Paulo, quatro novos prefeitos foram eleitos. Omar Najar (PMDB) recebeu 75,51% dos votos válidos e é novo prefeito de Americana. Agenor Stuani (PSDB) teve 47,73% dos votos e assume a presidência de Indiana. Os eleitores de Bento de Abreu escolheram Nivaldo Sonego (PRB) como prefeito, com 56,11% dos votos válidos. Tadeu Favero (PSDB) recebeu 70,16% dos votos e é o novo prefeito de Jumirim.

Nos municípios mineiros de Ipiaçu e Jampruca, os novos prefeitos serão Leandro Luis de Oliveira (PSD) e Mizael Cabral de Lira (PMDB), respectivamente. Oliveira recebeu 51,60% dos votos válidos e Lira, 73,59%. As informações constam na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O novo prefeito de Jundiaí do Sul, no Paraná, é Sebastião Dias (PT). Ele foi eleito com 65,49% dos votos válidos. Paulo Márcio (DEM), com 57,08% dos votos, é o novo prefeito de Água Doce do Norte, no Espírito Santo. Já Daniel Vieira (PTB) foi eleito prefeito em Bom Jesus de Goiás (GO), com 55,31% dos votos válidos.

continua após a publicidade

As regras do TSE determinam que, em caso de cassação de mandato, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizem eleições sempre no primeiro domingo de cada mês. Para 2015, informa o TSE, já estão marcadas novas eleições para as cidades de Cambira (PR) e Santa Maria do Pará (PA). Os pleitos ocorrerão no dia 18 de janeiro.