| Foto: Chuniti Kawamura |
| Fadel: mais recursos. |
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (PMDB), tomou posse ontem como novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Eleito por aclamação no mês de março, Fadel substitui o prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, para um mandato de dois anos. Entre as bandeiras defendidas por ele estão o repasse integral dos valores gastos pelos municípios com o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino, e a ampliação do repasse das verbas do governo federal aos municípios.
Após dez anos, Fadel é o primeiro prefeito do PMDB a assumir a entidade. o último foi Luiz do Amaral, ex-prefeito de Assis Chateaubriand. Embora garanta que não haverá uma ?partidarização? da AMP por ser do mesmo partido do governador Roberto Requião, não foi o que ficou demonstrado durante a sua concorrida posse ontem no Plenário da Assembléia Legislativa. Requião anunciou durante a solenidade que o governo irá disponibilizar à AMP uma sala de um prédio em Brasília, onde o Paraná mantém uma sede da representação política e sucursal da rede de televisão Educativa.
O governador do Paraná também aproveitou para oferecer à AMP a assessoria do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigoto, que também acompanhou a solenidade, que seria um especialista em reforma tributária. Para Requião, os municípios não podem ficar pensando apenas em ampliar o percentual de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), ou ficar ?chorando? pela redução do Imposto Sobre Serviços (ISS). ?É preciso acabar com a guerra fiscal dos estados?, defendeu.