Ministro promete apoio à investigações de CPI

Parlamentares da Comissão Mista de Inquérito que investiga a evasão de divisas através do Banco do Estado do Paraná (Banestado) receberam do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a promessa de apoio às investigações. Os deputados e senadores apuram a suspeita de remessas irregulares para o exterior que teria ocorrido entre 1996 e 1999, com a transferência de cerca de US$ 30 bilhões para paraísos fiscais.

Eles pediram a Márcio Thomaz Bastos que acione o Acordo de Cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos para combate ao crime organizado, de forma a acelerar o rastreamento das contas bancárias nos Estados Unidos. A secretária nacional de Justiça, Cláudia Chagas, que também participou do encontro, explicou que as autoridades americanas interromperam o fornecimento de informações e que a intervenção do Ministério da Justiça e do Itamaraty poderá reabrir os canais para troca de informações pela via diplomática.

A Comissão quer que as autoridades norte-americanas autorizem a quebra do sigilo bancário de contas suspeitas de terem sido usadas para a remessa ilegal de dólares do Brasil, por meio das contas CC5, em agências no estado do Paraná, para uma agência do Banestado, em Nova York. Segundo o vice-presidente da CPI mista, deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ), o rastreamento por meio do sistema bancário de outros países é fundamental para identificar os beneficiários dessas transferências.

Voltar ao topo