O vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Gilson Dipp, foi transferido ontem para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele estava internado desde o dia 25 de setembro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

continua após a publicidade

Segundo boletim médico, o ministro encontra-se consciente, seu estado de saúde é estável, mas sem previsão de alta. Dipp está em recuperação de uma cirurgia abdominal, feita após o ministro ter sido internado devido a complicações decorrentes de asma.

Atual vice-presidente do STJ, Dipp é ministro da Corte desde 1998, por indicação do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2008, ele se tornou corregedor nacional de Justiça. Com o respaldo do então presidente do CNJ, Gilmar Mendes, ele deu início à rotina de inspecionar tribunais com indícios de problemas. Foi sucedido no cargo pela ministra Eliana Calmon.

continua após a publicidade

Além do cargo de ministro do STJ, Dipp ocupa uma cadeira no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e é o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, que investiga violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Ele também preside a comissão que elaborou o anteprojeto do novo Código Penal.