Ministro Gilson Dipp deixa UTI em São Paulo

O vice-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Gilson Dipp, foi transferido ontem para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele estava internado desde o dia 25 de setembro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Segundo boletim médico, o ministro encontra-se consciente, seu estado de saúde é estável, mas sem previsão de alta. Dipp está em recuperação de uma cirurgia abdominal, feita após o ministro ter sido internado devido a complicações decorrentes de asma.

Atual vice-presidente do STJ, Dipp é ministro da Corte desde 1998, por indicação do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2008, ele se tornou corregedor nacional de Justiça. Com o respaldo do então presidente do CNJ, Gilmar Mendes, ele deu início à rotina de inspecionar tribunais com indícios de problemas. Foi sucedido no cargo pela ministra Eliana Calmon.

Além do cargo de ministro do STJ, Dipp ocupa uma cadeira no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e é o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, que investiga violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Ele também preside a comissão que elaborou o anteprojeto do novo Código Penal.