Ministério Público pede buscas na prefeitura de Itaperuçu

Por solicitação da Promotoria Eleitoral de Rio Branco do Sul e com autorização da Justiça Eleitoral, uma equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) realizou ontem uma ação de busca e apreensão na prefeitura de Itaperuçu, cidade que integra a comarca, e em um imóvel alugado pelo município.

A operação visava à apuração de denúncias recebidas pelo Ministério Público, com imagens em vídeo, de que no imóvel locado, onde haveria um serviço de colocação de próteses dentárias, estaria em funcionamento, na verdade, um comitê eleitoral do atual prefeito e candidato a reeleição José de Castro França, além de notícias de suposta compra de votos.

No local, foi encontrado, e apreendido, farto material de campanha do candidato José de Castro França. Não havia equipamentos para serviço odontológico. Também foram recolhidos documentos na prefeitura.

Todo material apreendido será encaminhado à Promotoria Eleitoral, para análise, bem como serão ouvidas algumas pessoas que se encontravam trabalhando no imóvel no momento da ação policial.

Em tese, o fato investigado caracterizaria infração ao artigo 73, inciso I, da Lei Eleitoral, o que pode levar à propositura de ação de impugnação de registro da candidatura. Em caso de condenação definitiva, à cassação do registro do candidato. Se já eleito, à cassação do diploma e conseqüente perda do mandato.