Minc quer ampliar acordos com a Escola Nacional de Saúde Pública

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu hoje (8) que a Escola Nacional de Saúde Pública amplie suas parcerias com o poder público.

Graças a essas parcerias, nós conseguimos tirar o chumbo da gasolina, que é muito tóxico; acabar com o jato de areia nos estaleiros, que dava silicose no pulmão dos operários, e retirar o mercúrio da produção de cobre e soda. E essas parcerias nós queremos ampliar a nível nacional com o ministro Temporão, disse o ministro do Meio Ambiente na abertura da Semana de Aniversário da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Minc disse que os governos estaduais devem ser os primeiros a darem o exemplo na questão ambiental.

De acordo com o ministros, hoje o poder público é o grande poluidor e desperdiçador.

Acho inadmissível que o Estado, em geral, dê ordens, crie regras para o cidadão, e ele próprio pratique o contrário, criticou Minc.

Como parte das comemorações, foi lançado o projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo Nosso Planeta, para estimular o uso de bicicletas dentro da própria Fiocruz, que tem uma área de 800 000 metros quadrados, no bairro de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.