Mercadante promete pedágio mais barato em São Paulo

Em clima de campanha, o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, senador Aloizio Mercadante, fez duras críticas às políticas públicas dos tucanos e prometeu tarifas de pedágio mais baratas no Estado. Durante visita à Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior paulista, Mercadante disse que irá acabar com o “abuso” do pedágio e citou as recentes concessões do governo federal para sinalizar que é possível trocar o índice que reajusta as tarifas no Estado, o IGP-M, para o IPCA.

Mercadante citou ainda o problema da segurança pública em São Paulo, considerado por petistas um dos calcanhares de Aquiles do governo tucano. O senador lembrou da recente orientação do governo norte-americano, para que os turistas evitem visitar a Baixada Santista por conta da onda de violência na região. “Isso é uma agressão direta”, afirmou, referindo-se aos turistas. “Vamos valorizar a polícia de São Paulo e fazer o que o governo Lula fez com a Polícia Federal.”

O senador criticou ainda a falta de políticas de incentivo ao desenvolvimento regional e prometeu que vai criar conselhos específicos para cada região paulista. Ele também considera possível a extensão do trem de alta velocidade entre Rio de Janeiro e Campinas até Ribeirão Preto.

Sobre política, o senador lembrou a aliança comandada pelo PT com oito partidos de oposição que, segundo ele, dará boas condições para a disputa da eleição em São Paulo. Na eleição passada, em 2006, Mercadante foi derrotado no primeiro turno pelo ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra. O petista teve 32% dos votos.

Marta

A pré-candidata do PT ao Senado, Marta Suplicy, acompanhou Mercadante e a pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, na visita à Agrishow. Marta disse que ainda espera um acordo entre PT e PSB para a disputa eleitoral no Estado e afirmou que a decisão pode sair até o fim da próxima semana. Sobre seu eventual companheiro de chapa ao Senado, ela disse que ele deve vir do próprio PSB, com Gabriel Chalita, ou do PC do B, com Netinho de Paula.