Mercadante destaca papel do Governo contra a inflação

Num primeiro pronunciamento marcado por temas da economia e pela defesa de ações adotadas pelo governo, o novo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, argumentou que o Brasil está “em franco contraste” com as demais nações do globo. O país, de acordo com o ministro, mantém um quadro de estabilidade econômica, com baixas taxas de desemprego e redução da desigualdade.

Mercadante também afirmou que o Brasil, nos últimos anos, tem melhorados suas finanças públicas e defendeu a atuação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e de outros membros da equipe econômica, como o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.

De acordo com Mercadante, foram assegurados nos últimos anos “grandes avanços” na política econômica. “Tivemos um ‘desendividamento’ do Estado”, disse Mercadante. “Temos uma dívida pública líquida em relação ao PIB nos níveis mais baixos, em contraste com outras economias.”

Na mesma linha dos pronunciamentos realizados ontem, 3, por Dilma, Mercadante destacou que o governo mantém “compromisso com o controle da inflação” e lembrou que o País manteve a inflação dentro das bandas da meta nos últimos dez anos. Segundo ele, isso mostra “a consistência do compromisso” de Dilma com o controle inflacionário e com a convergência dos índices para o centro da meta.

Mercadante também disse que novas concessões na área de infraestrutura serão realizadas em 2014 e afirmou que o País “continuará sendo um dos mercados mais atrativos para o investimento internacional e nacional”. “Novas concessões ocorrerão, além do desenvolvimento do Campo de Libra, que são extraordinárias oportunidades que o Brasil oferece para investimentos internacionais e brasileiros.”

O novo ministro da Casa Civil também disse que a responsabilidade do País com as contas públicas não vai estar dissociada da responsabilidade social. “Continuamos com os esforços em construir uma ampla classe média e com a superação da pobreza”, afirmou.

Ainda na defesa das medidas econômicas adotadas pelo governo Dilma, Aloizio Mercadante pontuou que, no Brasil, o emprego “não é um subproduto da política econômica”. “O rendimento dos trabalhadores continua a aumentar a ‘exitosa’ política de aumento salarial continua a elevar a renda”, defendeu o ministro. “Assim sendo o Brasil de hoje enfrenta corajosamente a crise internacional sem o sacrifício de sua população”, concluiu.

Mercadante participou nesta terça-feira, 4, de cerimônia de transferência de cargo, até então ocupado pela ex-ministra Gleisi Hoffmann, que retorna ao Senado e se prepara para disputar o governo do Estado do Paraná pelo PT.