Mauro Moraes coordena Movimento Curitiba Sem Violência

O Movimento Curitiba Sem Violência, coordenado pelo deputado estadual Mauro Moraes (PL), fará sua primeira reunião amanhã, no plenarinho da Assembléia. A meta é reunir o maior número de pessoas de variados segmentos da sociedade, com o objetivo de reivindicar ação efetiva das autoridades competentes na área de segurança.

“O intuito não é criticar nem combater a violência, mas agrupar empresários, estudantes, associações de bairro, líderes comunitários, senhoras e crianças, todos que possam cooperar para tornar Curitiba uma cidade sem violência”, explicou o deputado.

Política contra a violência

As equipes do parlamentar já estão nas ruas fazendo os convites de casa em casa e chamando a atenção para o problema. “Precisamos criar uma política contra a violência urbana e para isso precisamos de todos reunidos em um movimento só, onde buscaremos a ajuda do governo para atender as nossas solicitações”, afirmou.

Dados levantados pelo deputado demonstram que em 1993, ou seja, há 10 anos, a Polícia Militar contava com um efetivo de 20.200 policiais. Hoje conta apenas com 16 mil homens. Já a Polícia Civil tinha no mesmo ano 4.800 policiais, e em 2003 foram reduzidos para menos da metade, 2 mil policiais. “Não é possível que com a população dobrada nesta última década, o número de policiais tenha diminuído. Venho pedindo ao governador que pelo menos reponha estes efetivos, para dar um pouco mais de segurança à capital”.

Para discutir o assunto também foram convidados a participar do evento o governador Roberto Requião (PMDB), e o prefeito Cássio Taniguchi (PFL), a quem o deputado irá solicitar a contratação de mais dois mil guardas municipais nas ruas. Entre as reivindicações do Movimento estão a reposição de policiais, mais viaturas, a volta dos módulos policiais, guardas nos sinaleiros de maior fluxo e onde ocorre o maior número de assaltos, armamento mais qualificado para a polícia e desarmamento dos marginais.

Voltar ao topo