O ministro de Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou que o Palácio do Planalto tenha desistido da nomeação de quatro vice-presidentes da Caixa Econômica Federal por pressão da equipe do candidato Jair Bolsonaro (PSL), como informou reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

continua após a publicidade

Segundo Marun, ele não recebeu pedidos de Bolsonaro nem de Fernando Haddad (PT), e não mantém contato algum com as campanhas. “Não sei a quem seria dirigido esse pedido (de congelar nomeações). Se esse pleito chegou (no Planalto), não foi através de mim”, disse Marun.

continua após a publicidade

Ele afirmou que avaliou que “não seria positivo” fazer substituições na Caixa neste momento, inclusive porque o banco participa de grande parte da execução de obras anunciadas nesta quarta pelo governo. “A princípio, deixaremos para o próximo governo (as nomeações)”, disse.

continua após a publicidade

O governo anunciou nesta quarta-feira que vai remanejar aproximadamente R$ 1 bilhão em verbas dentro do orçamento para dar um impulso extra a um conjunto prioritário de obras públicas. O projeto ganhou o nome de “Chave de ouro”.

Entre as obras está a entrega do Aeroporto de Macapá (AP); a conclusão da travessia urbana de Porto Velho; a modernização do Porto de Vitória (ES); a inauguração do hospital de Aparecida de Goiânia (GO); e iniciar as obras do projeto Sirius, laboratório de luz síncroton de 4ª geração em construção dentro do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Outro objetivo é terminar as obras da nova ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), porém o governo ainda negocia o reassentamento de pelo menos 100 famílias na região. O presidente quer, ainda, iniciar a construção de duas pontes na fronteira entre o Brasil e o Paraguai: uma em Foz do Iguaçu, que está pronta para ser construída, e outra entre a cidade de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no Paraguai.

Temer também pretende incluir eventos em sua agenda como o lançamento ao mar do Submarino Riachuelo, previsto para o dia 12 de dezembro. O evento já estava previsto pela Marinha há alguns meses.