Martins: ‘liberdade de imprensa não está ameaçada’

O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, afirmou hoje que “o Brasil vive hoje um momento excelente no que diz respeito à liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa não está nem um pouco ameaçada”. Ele abriu seminário sobre liberdade de imprensa promovido pela TV Cultura, em São Paulo, que vai até amanhã.

No seminário, Martins defendeu ainda que seja feita a discussão sobre o marco regulatório da mídia. “É preciso sentar para discutir. Chegou a hora do entendimento. Essa conversa para o governo é essencial. Essa conversa se dá em um debate público aberto e transparente. É impossível não discutir”, declarou. “Em todos os países desenvolvidos há regulação, e ninguém acha que isso é um atentado à liberdade. Você publica o que você quiser, divulga o que quiser”, afirmou. Martins lembrou ainda que a lei que regula a radiodifusão no País é de 1962 e está defasada.

Para Martins, o momento vivido pela imprensa é de transição de modelo. Segundo ele, as novas mídias permitem que formem grupos de consumidores que questionam a informação. “Há uns seis sete meses o deputado Roberto Jefferson escreveu um artigo na Folha de S.Paulo, nem lembro sobre o que. No dia seguinte, ele foi obrigado a reconhecer que era um plágio, afirmou que o assessor se confundiu. Um leitor lembrou que já tinha lido em algum lugar, buscou no Google e em pouco tempo isso circulava em toda a rede”, relata.

Martins citou ainda o episódio da bolinha de papel como exemplo. “A TV Globo coloca no ar uma reportagem de sete minutos que há anos atrás seria incontestável. No dia seguinte, outras pessoas já haviam decomposto quadro a quadro e viram que não havia a trajetória do segundo objeto. Quer dizer, a informação foi questionada”. Segundo ele, essa alteração na forma de produzir a informação gera desconforto. “Vamos ter de nos adaptar a fazer um novo jornalismo. O leitor terá mais filtros, mais questionamentos”, disse. “Teremos muito mais imprensa do que temos hoje”, acrescentou.

Segundo Martins, a digitalização e a internet significam mais e não menos. “A produção em internet vai reduzir os custos de produção para um terço. Existe a possibilidade de que os tempos heroicos do jornalismo possam voltar, está acontecendo em outros países. É um processo de extraordinária riqueza. Custos de produção caem brutalmente também na TV”, avaliou. Martins citou ainda o processo de convergência de mídias como justificativa para fazer a regulação, bem como a diferença de faturamento entre o setor de radiodifusão – R$ 13 bilhões no ano passado – e de telecomunicações, R$ 180 bilhões.

Interpretação

O ministro criticou ainda a interpretação dada a declaração sua sobre a necessidade de se discutir a regulação. “Eu disse que preferia fazer a regulação num clima de entendimento do que num clima de enfrentamento. E isso foi tomado como agressão, não entendo”, afirmou. Ele se declarou ainda “inteiramente contra a expressão ‘controle social da mídia'”. “Essa expressão é confusa. Se estão querendo debater, discutir a mídia, tudo bem. Se estão querendo dizer controle de conteúdo, o governo é inteiramente contra. O governo não votará a favor de nenhuma proposta que inclua o termo ‘controle social da mídia’, porque é ambígua”, defendeu.

Na visão de Martins, “nós estamos formando um mercado de massa gigantesco, que antes não tinha opinião, não tinha voz. Tudo isso está nos colocando um desafio e nós temos que sentar para discutir. O governo tem procurado chamar todos os atores. O Antônio Carlos Magalhães dizia o seguinte: ‘Almoço do PFL que eu não for não existe’. Isso não existe mais. O que existe é o tempo da classe C”, opinou.

Governo

Segundo o ministro, “o governo garantiu a liberdade de imprensa mesmo apanhando muito”. Martins diz que só tem problema de liberdade de imprensa no País em relação ao Poder Judiciário e disse ser contra as censuras judiciais. Martins voltou a afirmar ainda que a “imprensa é livre, o que não significa que seja boa”. Disse ainda acreditar que o leitor sabe separar o que é um “erro de boa fé, cometido no afã de informar, do erro de má-fé, que manipula a informação”.

O ministro definiu a imprensa como “espaço público mediada por interesses privados”. Para ele, em geral, a imprensa busca o equilíbrio, mas, por vezes, “os interesses privados se sobressaem”. “Não consigo ver nenhum problema do presidente Lula criticar tal ou qual revista”, disse Martins, durante sua palestra. “A imprensa não está acima da crítica. aliás, nem o presidente Lula, nem eu, nem a Dilma. É normal ser criticado. Isso não afeta em nada a liberdade de imprensa. Há pessoas que diante da crítica acham que a liberdade de imprensa está ameaçada”, disse. “Eu não acredito nisso. A crítica ajuda a crescer”, completou.