Marinho já arma base para PT-2011

Miriam Belchior é uma executiva influente no Palácio do Planalto. Joga no time dos assessores mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é subchefe da Casa Civil e ajuda a tocar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – uma das principais apostas do atual governo. Nos últimos dias, porém, ela trocou seu endereço de trabalho em Brasília por outro, muito mais modesto, na região metropolitana de São Paulo: o escritório político do prefeito eleito de São Bernardo do Campo, o ex-ministro e ex-líder sindical Luiz Marinho.

Ela chefia a equipe de transição do governo municipal. Segundo Marinho, foi uma gentileza: em seu período de férias, em vez de descansar, ela resolveu ajudar os petistas da região onde atuou antes de ir para o Planalto. Miriam foi a primeira mulher do prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002, e já prestou serviços a administrações petistas.

Parece singelo. Mas o significado da presença dela na equipe vai além disso: confirma a enorme importância que Lula tem dado à política de São Bernardo – a praça do ABC Paulista que abrigou as batalhas grevistas do final dos 70, que foi berço do PT e que deverá abrigar o presidente e sua base política quando ele deixar o Planalto, em janeiro de 2011. Os sinais estão por toda parte. Na eleição deste ano Lula esteve quatro vezes na cidade fazendo campanha a favor do amigo Marinho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.