Marina não transfere votos para Salamuni

A presidenciável Marina Silva (PV) vem mais uma vez ao Paraná nesta reta final da campanha, na próxima sexta-feira, no momento em que a candidata está aparecendo com frequência ainda maior no horário eleitoral do PV no Estado. Curitiba é uma das capitais brasileiras em que Marina tem maior intenção de votos válidos, com 19% (no Paraná chega a 12%), de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na semana passada.

Nacionalmente, a presidenciável do PV tem 12% dos votos válidos. A agenda da candidata no Paraná ainda está sendo fechada, mas deve incluir uma caminhada na Rua XV de Novembro e discurso na Boca Maldita.

Existe ainda a possibilidade de Marina visitar mais alguma cidade paranaense, porém essa alternativa ainda não havia sido confirmada até o fechamento desta edição.

Fábio Alexandre
Paulo Salamuni: nem 2 por cento.

Antes da presidenciável chegar, amanhã é a vez do candidato do PV a vice-presidente, Guilherme Leal, que vem a Curitiba para reforçar a campanha dos candidatos ao governo, Paulo Salamuni, a vice, Flávia Romagnoli, e ao Senado, Rubens Hering, na sede do PV, com a presença dos candidatos a deputados estaduais e federais.

“Ele (Leal) é novo no partido, a própria Marina tem apenas um ano de PV, e queremos colocar nossos candidatos próximos deles”, diz o presidente estadual do partido, Melo Viana. Leal também deve se encontrar com empresários na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Viana conta que a exibição de Marina pedindo votos para os candidatos a deputado pelo PV no horário eleitoral nessas últimas semanas de campanha foi uma mudança programada.

“Para a sociedade é uma mudança, mas já havíamos programado. Já tínhamos a gravação da Marina e preferimos deixar para o final, apresentando primeiramente os candidatos. Sabíamos que ela iria crescer nas pesquisas”, afirma Viana.

Desde o início desta semana, os candidatos e dirigentes da PV iniciaram o que chamam de “Marinaços” diários em determinadas regiões da capital, mobilização para adesivar carros, distribuir bandeiras e santinhos.

Disputa ao governo

Mesmo com o alto índice de intenções de votos de Marina no Paraná, não se verifica transferência de votos ao candidato a governador pelo PV, Paulo Salamuni, que não tem alcançado nem 1% nas pesquisas divulgadas nas últimas semanas.

“Temos um candidato praticamente simbólico para puxar o grupo. Fizemos esta opção para não criar um mito ou e não obter resultado na eleição proporcional. É uma estratégia. A pontuação é pequena, mas o volume de campanha é grande. Não é por acaso que Marina tem esse grande percentual em Curitiba”, explica o presidente do PV no Paraná.

Viana acrescenta que é preciso ter um nome e um histórico de disputa nas candidaturas majoritárias para angariar votos. “Na candidatura majoritária, vota-se em quem tem nome. Os dois candidatos fortes de agora já foram candidatos várias vezes a outros cargos”, completa. Viana diz ainda acreditar que Marina passe dos 20% nas intenções de voto até o dia das eleições.