Frente fria no Planalto!

Marco Maia diz que clima na base é “gelado e com cerração”

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), usou uma metáfora “climática” para descrever o momento conturbado da base aliada no Congresso. Prevendo dificuldades em votações importantes, como a da prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU), Maia destacou a instabilidade do momento político em Brasília. “O clima na base está como no Rio Grande do Sul de manhã cedo: gelado e com cerração”, disse Maia.

Maia admitiu que o governo vai precisar melhorar sua articulação política para aprovar a prorrogação da DRU. “Vai necessitar de ajuste político, de uma sintonia fina para votações como esta”, disse. Ele destacou que os prazos são exíguos para a aprovação da proposta.

A DRU permite ao governo manejar livremente 20% das receitas do Orçamento vinculadas a áreas como a Saúde. O mecanismo está em vigor até o fim deste ano e o governo deseja prorrogar a DRU até 2015. Para isso, Câmara e Senado precisam aprovar uma mudança na Constituição até o final do ano. O governo precisará de 308 votos na Câmara e 49 no Senado em duas votações em cada Casa.