Marcelo Almeida disputará convenção

O diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida, vai disputar a presidência do diretório municipal do PMDB de Curitiba, na convenção marcada para o próximo dia 26. Almeida representa o grupo que defende a candidatura própria do partido à prefeitura e se contrapõe à ala que gostaria de ver o PMDB unido ao PT numa candidatura única já no primeiro turno.

Almeida, atual secretário- geral do diretório, resumiu assim sua posição sobre a polêmica que movimenta o partido: “Se temos eleições em dois turnos, é salutar que cada um lance seu candidato próprio. Quem passar para o segundo turno, recebe o apoio dos outros”.

Para o atual diretor do Detran, defender uma candidatura única desde agora significa confessar o medo de uma derrota. “Por que ficar com um tiro só na bazuca se podemos lançar vários e depois nos unirmos em torno daquele que for para o segundo turno? Este grupo (do prefeito Cassio Taniguchi ) está aí há doze anos. É claro que vai haver uma ruptura no poder e as condições são as mais favoráveis para nós”, afirmou.

Marcelo já teve seu nome citado como um possível pré-candidato a prefeito, ao lado do presidente estadual do partido, deputado federal Gustavo Fruet. Ele nega que o projeto seja para as eleições do próximo ano. “Na política tem fila e eu estou vendo algumas cabeças na minha frente”, disse.

Sem cabeça

Do lado dos partidários da aliança-já com o PT, a chapa ainda não tem o candidato a presidente. O secretário estadual da Educação, Maurício Requião, era apontado como o nome natural para disputar o comando do partido. Mas de acordo com alguns dirigentes do partido, Maurício está impedido de concorrer por um artigo do estatuto do PMDB, que proíbe secretários de Estado de ocupar a presidência da sigla.

O atual presidente da comissão provisória, Doático Santos, poderá ser lançado à reeleição. Mas ainda não há uma definição sobre o nome que disputará o cargo.

Na chapa do grupo pró-candidatura própria, estão alguns nomes do primeiro escalão do governo. Segundo Almeida, já confirmaram participação na chapa o procurador geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, o secretário da Fazenda, Heron Arzua, o presidente da Copel, Paulo Pimentel e ainda deputados estaduais e federais.

Fruet questiona critérios

O presidente do diretório estadual do PMDB, deputado Gustavo Fruet, encaminhou hoje ao presidente do diretório municipal, Doático Santos, um pedido de informações sobre os procedimentos e critérios adotados para a convenção do próximo dia 26. Entre outros aspectos, Fruet questiona qual será o colégio eleitoral para a convenção, qual o número de filiações feitas até 25 de abril (já que filiados após esta data não podem votar na convenção) e se houve impugnações e recadastramento de filiados. Também quer saber se foram realizadas filiações depois de 25 de abril e se esse processo ocorreu dentro ou fora do diretório do partido.

O objetivo da consulta, segundo Fruet, é dar transparência ao processo interno do partido e garantir o cumprimento das normas estatutárias. Ele lembra que o estatuto do PMDB assegura direito a voto a todos os filiados, independentemente de qualquer recadastramento.

Voltar ao topo