Atos em defesa do meio ambiente e da Amazônia, que há dias sofre intensas queimadas em várias regiões, ocorrem em dezenas de cidades no Brasil e no mundo, nesta sexta-feira (23).

continua após a publicidade

+ Você sabia que está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana? Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Curitiba

Um ato em defesa da Amazônia reúne centenas de pessoas também na Praça do Homem Nu, no centro de Curitiba, no final dessa tarde.

Brasília

O site G1 relata que manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e que todas as seis faixas do Eixo Monumental foram bloqueadas por volta das 18h. Os manifestantes são servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), membros do Greenpeace e outros grupos ambientalistas. Além de defender a Amazônia, o grupo protestou contra o governo federal e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Rio

continua após a publicidade

De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, um grupo de manifestantes ocupa cerca de um terço da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, às 18h40 desta sexta-feira (23), em ato para denunciar a destruição da Amazônia e do meio ambiente brasileiro. Líderes de grupos de defesa do meio ambiente discursam, e entre cada fala os ativistas fazem coros contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Também foi realizado um minuto de silêncio em protesto contra a política ambiental do governo federal. Às 18h45 o grupo se organizava para sair da Cinelândia em caminhada rumo à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor do Fundo Amazônia.

São Paulo

continua após a publicidade

Em São Paulo, centenas de pessoas se reúnem em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, de acordo com o jornal Estado de S. Paulo. Com gritos de ordem contra Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, eles ocuparam a avenida no sentido Consolação por volta das 18h30. O grupo foi cercado por policiais militares.

Eles pedem a saída do ministro Salles do cargo, e do próprio presidente. “Fora Salles” e “Bolsonaro sai, a Amazônia fica” são alguns dos coros que dão o tom da manifestação, que reúne desde estudantes secundárias a empresários e representantes de ONGs.

Mundo

Atos em defesa da Amazônia foram realizados ao longo desta sexta (23) também em várias cidades europeias, de acordo com a Globonews. Manifestantes desceram às ruas em Londres, onde protestaram em frente à embaixada brasileira. Em Paris, um grupo de centenas de brasileiros e franceses também deram as mãos em frente à embaixada do Brasil.

Atos foram registrados também nas praças de Berlim, Lisboa, Madrid, Barcelona, Amsterdã, Dublin e Berna, na Suíça. Uma manifestação ocorreu ainda em Mumbai, na Índia, e em Santiago, capital do Chile.

Câmara abre concurso mas segue com mais comissionados que efetivos