Mais um funcionário do INSS exonerado no Paraná

Mais um funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Curitiba foi exonerado, subindo para sete o número de servidores afastados de suas funções por suspeita de envolvimento em suposto esquema de fraude no valor de R$ 24 milhões – podendo chegar a R$ 168 milhões – para beneficiar dez empresas do Estado.

O chefe do Serviço de Logística, Renato Chipansky, foi exonerado ontem pelo presidente do INSS, Taiti Inenami, conforme publicação no Diário Oficial da União. Como os demais funcionários, Chipansky conta que só tomou conhecimento da exoneração via Diário Oficial e afirma que não sabe o que pode ter ocorrido. “Eu sou administrador e não auditor fiscal. Não tenho nenhum acesso às fiscalizações”, explica. Segundo ele, a expectativa é que com a presença do corregedor do INSS, Gilberto Waller Júnior, que chegou ontem a Curitiba, tudo possa ser esclarecido. Chipansky atua no INSS há 25 anos e ocupava o cargo de chefe do Setor de Logística há um ano e oito meses.

Ato público

Servidores do INSS se reuniram ontem em ato público no hall de entrada do prédio da gerência executiva, na rua João Negrão, em Curitiba. Os seis funcionários exonerados – Haroldo José Tosin, chefe de Serviço de Orientação da Arrecadação; João Elio Graciolli, chefe de Serviço de Fiscalização; Mário Celso Freitas Rodrigues, chefe de Serviço de Análise de Defesas e Recursos; Edimar Rodrigues Shintcovsk, chefe de Serviço de Orientação e Administração da Cobrança; Laura Cristina Bianco da Costa, gerente-executiva, e Sérgio Gavassi Bilotta, chefe de Divisão de Arrecadação – estiveram presentes e alguns deles falaram aos colegas.

“Vocês não vão se envergonhar de mim jamais. Tenho 25 anos de casa e não vai ser um episódio desses que vai manchar a minha imagem, a minha vida”, declarou emocionada Laura Cristina Bianco da Costa, agradecendo a solidariedade de seus colegas de trabalho. “Nenhum de nós fez nada de ilegal. Muito pelo contrário: tudo o que a gente fez dentro da Previdência foi da maior integridade”, acrescentou Sérgio Bilotta. Uma comissão de auditores fiscais do Paraná têm hoje audiência marcada com o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini. Na ocasião, deverão pedir esclarecimentos sobre o que ocorreu e entregar um abaixo-assinado com cerca de 300 assinaturas de solidariedade aos colegas exonerados.

Ontem no final da tarde aconteceu reunião a portas fechadas com o corregedor do INSS Gilberto Waller Júnior; auditor regional sul Jorge Luiz Barth e a superintendente do INSS no Paraná, Elisabeth Lobo Elpo.

Voltar ao topo