O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta sexta-feira, 29, no Rio, que será apenas o árbitro no julgamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. “Na primeira denúncia do presidente Temer e na segunda será igual, eu não sou candidato a assumir uma Presidência com base em uma denúncia, meu papel vai ser de presidente da Câmara, de árbitro desse processo, e de distância de qualquer posição contra ou a favor, é o papel que cumpri na primeira (denúncia) e é o papel que vou cumprir na segunda. Sou árbitro, estou fora desse debate”, afirmou.

continua após a publicidade

Ele elogiou a escolha do senador Bonifácio Andrada e Silva para relatoria da segunda denúncia de Temer, dizendo que entre todos os parlamentares “é o que tem mais independência para tomar a decisão”.

continua após a publicidade

“É um dos juristas mais qualificados do País, um homem que está no Congresso desde 79, não tem nenhuma mácula. Eu não tenho como avaliar se ele foi escolhido para fazer relatório a favor ou contra, eu tenho certeza que ele terá a independência necessária para fazer aquilo que a consciência mandar, pelos anos que convivo com ele na Câmara, nunca vi ele tomar uma decisão por pressão da sociedade, como ele é um constitucionalista, um jurista, ele poderá dar o voto dele contra ou a favor”.