Reeleito para assumir um terceiro mandato como presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou à GloboNews que o método do governo Jair Bolsonaro para ganhar apoio entre os parlamentares para aprovar a reforma da Previdência, por ser novo, pode não resultar em 308 votos, o mínimo necessário para aprovação de emendas constitucionais.

continua após a publicidade

“Eu acho correto, mas por ser um método novo, há uma transição, então pode não gerar 308 votos no curto prazo”, disse Maia, em referência à intenção de Bolsonaro de negociar por meio de bancadas temáticas e não pelos partidos políticos.

continua após a publicidade

O presidente da Câmara disse ainda que sua relação com o presidente Jair Bolsonaro “será sempre de muito diálogo”, assim como com todos os partidos políticos representados no Congresso.

continua após a publicidade

Em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ter atuado para a derrota de Maia, o deputado disse que não acredita nisso. “Se atuou, atuou mal, porque não me derrotou. Mas não creio que tenha atuado porque é muito competente”, afirmou.

Em seguida, Maia fez um agradecimento especial ao ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência da República. “Foi muito correto comigo”, disse. Também não deixou de agradecer a dois governadores petistas, Wellington Dias, do Piauí, e Camilo Santana, do Ceará. “Me deram aulas de gestão”, disse.