Magno Malta diz que, se PL de Serra for à votação, será derrotado

O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou nesta quarta-feira, 8, se a proposta do senador José Serra (PSDB-SP) que desobriga a Petrobras de ser operadora única e ter participação mínima de 30% na exploração do pré-sal for à votação, “certamente” será derrotado em plenário. Embora tenha ressalvado que não está discutindo o mérito da matéria, ele defendeu uma maior discussão da matéria.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) também defendeu um aprofundamento da discussão por estar se discutindo a maior estatal do País.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu a proposta de Serra. Segundo ele, o projeto não mexe em nada com o marco regulatório atual.

Renan disse que se está havendo uma “falsa” discussão. “Esse projeto garante o interesse estratégico. Não tem absolutamente nada a ver com o marco regulatório”, afirmou.

Um grupo de senadores defende o adiamento da votação da proposta em plenário. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse que existe um requerimento subscrito por 46 parlamentares para se retirar a urgência da proposta e levá-la para ser discutida em comissões temáticas. Dessa forma, ela não será votada diretamente hoje em plenário.