Magistrados preparados para situações de risco

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Oto Luiz Sponholz, abriu na manhã de ontem o curso “Comportamento diante de situações de alto risco”, dirigido a magistrados e promotores de justiça, que está sendo realizado na Academia Policial Militar do Guatupê.

De acordo com o presidente do TJ, o curso é uma medida prática, dentre várias que se encontram em fase de estudo, para garantir a tranqüilidade dos juizes criminais de modo geral, resguardando sua integridade. O evento está sendo desenvolvido em parceria entre o Tribunal de Justiça, a Associação dos Magistrados e a Polícia Militar. “Temos que estar atentos a esta preocupante situação pela qual passam os magistrados, buscando também o respaldo das demais autoridades constituídas na luta que ora se inicia com rigor, em todos os níveis, contra a delinqüência criminosa organizada”, afirmou Sponholz.

Garantias

O desembargador também determinou outras medidas práticas, como a instalação de portas detectoras de metais nas varas de execuções penais e alguns fóruns do Estado, aparelhos identificadores de chamada telefônica e sistemas de câmeras de segurança nos fóruns. “Assim que os estudos forem concluídos e os recursos disponibilizados, novos projetos serão implantados com a urgência que a atual situação exige”, garantiu.

Sponholz elogiou a rapidez da Polícia Militar na formatação do curso, que em sua maioria é ministrado por oficiais da PM com instrução especializada nos mais renomados órgãos de defesa do mundo. “Por isso é tão importante promover essa integração com outras instituições”, ressaltou.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti, o curso é extremamente prático, de elevado nível e com instrutores altamente qualificados. Cerca de 20 magistrados, dez promotores de justiça, dois delegados da Polícia Civil e dois oficiais da Polícia Militar estão participando do curso, que segue até sexta-feira.

Voltar ao topo